11 de maio de 2015

SLOW DESIGN na CRAFT DESIGN


Slow Design é um ramo do MovimentoSlow, que começou com o conceito de Slow Food, um termo criado em contraste com fast food. Tal como acontece com todos os ramos do Movimento Slow, o conceito do Slow Design Lento é promover o bem-estar dos indivíduos, da sociedade e do meio ambiente. Busca uma abordagem holística para a concepção que leva em consideração uma ampla gama de fatores materiais e sociais, bem como os impactos de curto e longo prazo do projeto de design.
Sustentabilidade, é de fato um dos pilares do Slow design. Reduzir o impacto ambiental no processo de produção, tanto no que diz respeito aos materiais utilizados como na otimização do uso de mão de obra e das atividades de logística.
O Slow Design revela materiais e processos que podem ser esquecidos na existência ou na criação de um objeto; considera funcionalidade, os seus atributos físicos e durabilidade; induzem uma maior contemplação e consumo reflexivo ; são colaborativos e transparentes nas informações para que projetos possam continuar a evoluir no futuro; abraça as ideias de convívio e troca; promovem responsabilidade social e de cidadania e seus os resultados tornam-se agentes de preservação e transformação.
Foto: Il Casalingo, produtos Slow Design da Craft Design



0 comentários: